O objectivo primordial foi a optimização funcional da Praça 2 de Maio, dotando-a da capacidade de realização de mercados de proximidade, eventos culturais, espaços de actividade infanto-juvenil de forma contínua e menos dependente das condições climatéricas, relativamente severas, da cidade de Viseu.
De forma a dar resposta a este objectivo, a equipa Projectista idealizou um elemento que funciona como um véu, cortina, rede, teia, que filtra e protege a praça das adversidades climatéricas sem, no entanto, a isolar da envolvente.
Este elemento, o Véu, foi desenhado tendo em conta uma dupla funcionalidade, por um lado fornecendo uma resposta prática às exigências programáticas, por outro constituindo-se como um “elemento icónico” capaz de atrair a população.
O Véu opera como o elemento organizador e agregador de toda a proposta, unificando todos os momentos da intervenção, adaptando-se aos elementos existentes e novos, através de contracções e dilatações da sua superfície.
É fácil, com a configuração proposta, imaginar a Praça 2 de Maio, em pleno mês de Dezembro a albergar na sua plataforma inferior um mercado de Natal, a plataforma superior com crianças a brincar no Parque Infantil enquanto um grupo de adultos pratica Tai Chi, tudo isto ladeado de esplanadas cheias de gente, ansiosas pelo concerto da tarde a ser realizado no palco amovível montado junto ao limite Norte da Praça.
Arquitectura: EVA | evolutionary architecture
Design Gráfico: Ivete Bastos