Projecto de remodelação de uma moradia unifamiliar existente, com alguns traços do Modernismo Português. O principal objectivo foi adaptar a moradia às necessidades de vida contemporânea de um casal com 2 crianças.
O programa distribui-se em três pisos, no piso -1 estão as zonas de apoio e serviços (lavandaria, garagem, arrumos e escritório), no piso 0 as zonas sociais (salas e cozinha) e no piso 1 as zonas privadas (quartos).
No piso -1 o foco foi dotar os compartimentos de iluminação natural através da criação de um pátio nesse nível, “pátio inglês”, que venceu o desnível através de socalcos em floreiras, conseguindo adicionalmente estabelecer ligação com o logradouro.
No piso 0, devido à diminuta área dos compartimentos, mudamos o paradigma espacial ao transformar a cozinha, sala de refeições e sala de estar num único compartimento capaz de acolher as diversas actividades do dia-a-dia de uma família de 4 pessoas.
No piso 1, foi efectuado um refinamento dos compartimentos de quartos existentes, de forma a ser criada uma segunda instalação sanitária.
No exterior o objectivo foi transformar o logradouro num espaço amplo e nivelado, tornando-o um espaço privilegiado de lazer para adultos e de diversão para as crianças.
Tudo isto foi desenhado mantendo as características originais da moradia que a tornam única e ligada ao estilo Modernista Português: o piso em mosaico hidráulico da cozinha; o revestimento das paredes das áreas sociais em ripado de madeira; os pisos em taco de madeira; e no exterior o revestimento em tijolo cerâmico à vista.
Podem acompanhar a construção aqui.